segunda-feira, 5 de março de 2018

Episódio 3- Evitando o Perigo

                                         
                                                                   ROTEIRO
                                                      TEMA: PRIVACIDADE

"A internet pode ser vista como a maior praça pública do mundo e esconde violência real nas esquinas virtuais” (Especial da Revista do 50º Congresso Nacional da Escola de Pais do Brasil).
Com a mesma facilidade que as redes sociais são utilizadas para divulgação de cultura, lazer e importantes informações, também são utilizadas para difamação, fofocas e intrigas que destroem relacionamentos e causam constrangimento às vítimas, além de atentados, apologia a crimes, maus tratos contra os animais e violações dos Direitos Humanos como aliciamento, incentivo ao racismo, neonazismo, homofobia e intolerância religiosa.

APRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS

·         Monique como Valentina: Aluna
·         Emerson como Italo: Aluno
·         Dayane como Laura: Aluno
·         Letícia como Patricia: Professora

APRESENTAÇÃO DO AMBIENTE

Universidade Federal de Alagoas

DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE OS PERSONAGENS E O AMBIENTE

Professora dando aula de campo sobre o tema Privacidade e sua invasão, tendo um debate com os alunos sobre o caso do video em que a garota se suicida por conta de suas fotos intimas nas redes sociais.

APRESENTAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA

A invasão de privacidade é crime. Com a divulgação de fotos na internet  o autor do crime pode sofrer pena de reclusão com pagamento ou não de multa e fiança dependendo da gravidade do caso.


AMPLIAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA ATÉ CHEGAR AO PONTO ALTO DA HISTÓRIA

A professora trata do crime de privacidade citando o vídeo que ela expôs no blog da turma em que a vítima se suicidou, em seguida pergunta aos alunos se assistiram e o que entenderam sobre esse assunto; após o debate enfatiza maneiras de como podemos evitar e como solucionar o crime, além de tirar as dúvidas dos alunos.


CONDUÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ A SOLUÇÃO DO PROBLEMA E ENCERRAMENTO DA HISTORIA

A professora propõe aula de campo para debater o tema, onde todos ficam mais a vontade, uma aluna chega atrasada pois percebeu  que a aula seria fora da sala comum. A professora teria passado na aula anterior, um video no blog da disciplina sobre a invasão de privacidade,  os alunos  falaram o que entenderam do vídeo e debatem sobre o tema. Logo após, a porfessora expôs  um esquema de  como podemos evitar o tal crime e se já houver ocorrido, como solucioná-lo. Posteiriormente os alunos perguntaram sobre a lei e a professora mostrou que existe vários âmbitos como o civil, citando a lei da Carolina Dieckman e a lei de danos morais em que a vitíma pode recorrer.


CONDUÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ A SOLUÇÃO DO PROBLEMA E ENCERRAMENTO DA HISTORIA

O vídeo que foi passado em uma suposta aula anterior, mostrou os riscos de tirar certas fotos e o caso de uma garota que teria se suicidado por conta da depressâo causada por esse trauma. As providências que devem ser tomadas e que foram explícitas na aula é que a vítima precisa  ir à delegacia de crimes digitais e fazer um B.O., contratar um advogado para fazer a retirada das imagens da internet, onde de início sairá apenas dos sites principais. A justiça fará o pronunciamento ao autor do crime para o mesmo se apresentar no tribunal ou juizado para saber suas intenções e se ele for sentenciado, pode responder pelo crime e pegar reclusão de 8 meses até 3 anos e 4 meses, com pagamento de multa ou finança, dependendo da gravidade do caso.  Sendo assim, se a vítima tiver auxílio ela não chegará ao extremo de cometer o suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relato da nossa experiência ministrando uma aula

Chegamos a escola as 12:30 e a nossa aula teve inicio de 13:00 ,ficamos esperando os alunos na entranda da sala e conhecendo um por um ,eles...