Plano
de Aula
1.
Identificação
Escola:
Escola Municipal Bartolomeu Dias
Projeto:
Descobrimento do Brasil
Disciplina:
História
Turma:
5°ano
Data:
19/03/2018
Duração: 45 minutos
Duração: 45 minutos
2.
Objetivo
-
Incentivar os alunos a saber mais sobre a história de seu país.
3.
Conteúdo programático
-
Descobrimento do Brasil, Capitanias Hereditárias e Brasil Colônia.
4.
Desenvolvimento do conteúdo
-
Utilizaremos o computador e retroprojetor para iniciarmos nossa aula, que será apresentada através de slides;
-
Apresentaremos a introdução do nosso conteúdo: Descobrimento do Brasil;
-
No segundo momento, vamos dar continuidade, passando pelas Capitanias Hereditárias e Brasil colônia.
-
Ainda sob a apresentação de slides, exibiremos fotos de algumas características do país e costumes do povo daquela época.
-
No terceiro momento, vamos permitir a utilização de celulares, tablets ou notebooks para revisarmos o que vimos na aula. Através de um jogo muito legal sobre justamente o Descobrimento do Brasil contendo todos os assuntos do conteúdo programático. Vamos poder rever tudo, brincando e fortalecendo o conhecimento aplicado.
- Por último, leremos juntos um quadrinho da Gibiteca infantil online na versão: Capitão Rapadura no Descobrimento do Brasil e compararemos com os personagens reais, ou seja, lembraremos mais uma vez sobre.
5.
Material Didático Necessário:
-
Computador;
-
retroprojetor;
-
Smartfones, Tablets e/ou Notebooks;
-
internet;
-
Link do Jogo educativo: https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-trivia-descobrimento-do-brasil
6.
Avaliação:
Avaliamos
como eles aprenderam na atividade do jogo,
colocando-os para praticar o que absorveram da aula e como se comportam utilizando a tecnologia. Pudemos perceber a capacidade da interpretação, na leitura dos quadrinhos em sala. E entregaremos um material educativo (em chamex) sobre o que viram e assim, também veremos o que não puderam entender bem e o que cada um absorveu.
7.
Observações:
O
conteúdo apresentado fora ministrado em sala de aula. Caso algum
aluno não possua as ferramentas solicitadas, poderão formar duplas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário