sexta-feira, 23 de março de 2018

Máquina do tempo- Episódio 5- Biblioteca Virtual



Plano de Aula 


1. Identificação

Escola: Escola Municipal Bartolomeu Dias
Projeto: Descobrimento do Brasil
Disciplina: História
Turma: 5°ano
Data: 19/03/2018 
Duração: 45 minutos


2. Objetivo
  • Incentivar os alunos a saber mais sobre a história de seu país.

3. Conteúdo programático
  • Descobrimento do Brasil, Capitanias Hereditárias e Brasil Colônia.

4. Desenvolvimento do conteúdo
  1. Utilizaremos o computador e retroprojetor para iniciarmos nossa aula, que será apresentada através de slides;
  2. Apresentaremos a introdução do nosso conteúdo: Descobrimento do Brasil;
  3. No segundo momento, vamos dar continuidade, passando pelas Capitanias Hereditárias e Brasil colônia.
  4. Ainda sob a apresentação de slides, exibiremos fotos de algumas características do país e costumes do povo daquela época.
  5. No terceiro momento, vamos permitir a utilização de celulares, tablets ou notebooks para revisarmos o que vimos na aula. Através de um jogo muito legal sobre justamente o Descobrimento do Brasil contendo  todos os assuntos do conteúdo programático. Vamos poder rever tudo, brincando e fortalecendo o conhecimento aplicado.
  6.  Por último, leremos juntos um quadrinho da Gibiteca infantil online na versão: Capitão Rapadura no Descobrimento do Brasil e compararemos com os personagens reais, ou seja, lembraremos mais uma vez sobre.

5. Material Didático Necessário:
  1. Computador;
  2. retroprojetor;
  3. Smartfones, Tablets e/ou Notebooks;
  4. internet;

6. Avaliação:

Avaliamos como eles aprenderam na atividade do jogo, colocando-os para praticar o que absorveram da aula e como se comportam utilizando a tecnologia. Pudemos perceber a capacidade da interpretação, na leitura dos quadrinhos em sala. E entregaremos um material educativo (em chamex) sobre o que viram e assim, também veremos o que não puderam entender bem e o que cada um absorveu.



7. Observações:

O conteúdo apresentado fora ministrado em sala de aula. Caso algum aluno não possua as ferramentas solicitadas, poderão formar duplas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relato da nossa experiência ministrando uma aula

Chegamos a escola as 12:30 e a nossa aula teve inicio de 13:00 ,ficamos esperando os alunos na entranda da sala e conhecendo um por um ,eles...