segunda-feira, 23 de abril de 2018

Roteiro da nossa HQ

                               
                                                                             Tema: Água

1- Apresentação dos personagens

·         Arthur: Aluno
·         Valentina: Aluna
·         Jordanna: Aluna
·         Saulo e Alicia: Alunos
Respectivamente de acordo com a ordem nos quadrinhos.

2- Apresentação do ambiente (Cenario)

Rio Damasceno 


3- Desenvolvimento da relação entre os  personagens e o ambiente

Arthur, Valentina e Jordanna vão até o Rio Damasceno que fica próximo da casa dos mesmos para ver se a professora deles tinha passado uma notícia verídica à turma, justamente sobre a poluição avançada do tal rio. Ao chegar lá, Arthur se admira na informação certa de que o rio estava sim poluído, se deparam com uma placa avisando que entrar em contato com a água daquele local está proibido e as meninas se dão conta do tamanho do problema, lembrando do aviso que a professora enfatizou em sala referente à sua pesquisa.

4-Apresentação de uma situação problema

Em seguida, os três alunos vêem dois colegas (Saulo e Alicia) prontos para tomar banho no rio, Jordanna pergunta se eles não viram as placas de "proibido" e Arthur e Valentina ficam sem acreditar na possibilidade de eles irem mesmo assim, tomar banho ali.

5- Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história

Assim que Arthur, Valentina e Jordanna os vêem prontos para entrar no rio, falam com eles os alertando. Jordanna pergunta se não viram as placas próximas ao rio e Saulo diz que achavam  (ele  e Alicia) que era "conversa fiada" da professora; Alicia complementa conscientizando-se da importância que a economia de aguá traz, além da preservação do meio ambiente.


6- Condução da história até a solução do problema e encerramento da história

Ao ir em busca da certeza de uma possível poluição no maior rio da cidade, três alunos curiosos de uma das escolas públicas resolvem ir até lá por terem dúvida sobre a informação passada por uma professora pesquisadora. Ao chegar lá, eles se deparam com placas de "proibido o contato com a água" tanto formais quanto informais. Ficam surpresos e convencidos de que ali estava mais uma vítima de nós, humanos. Ao andar mais um pouco, com intuito em ir de volta para suas casas, os três vêem outros dois colegas que estavam lá, não para ter a certeza da pesquisa feita pela professora, mas para se aventurar achando que a informação dada em sala era "conversa fiada" segundo eles, porém logo se conscientizam e se dão conta da gravidade do problema, sendo alertados da atenção sobre as placas que estavam por lá. Em seguida, Saulo e Alicia se vestem e todos vão em direção às suas casas, dizendo que irão informar seus amigos e familiares sobre o problema da poluição, falta de preservação da água e sua mais nova vítima, o famoso Rio Damasceno que já estava secando pela falta de vegetação e peixes causado pela poluição das pessoas.

Se não economizarmos a água não só doce (que tem uma pequena porcentagem aqui na terra) mas também a salgada (a maior parte dela), nossos futuros parentes tem risco de sofrer com a escassez, a falta de água por um certo exagero e falta de cuidados que em alguns séculos pessoas deixaram de ter. A água é importante por fazer parte da constituição dos seres e é fundamental porque participa de quase todos os processos que ocorrem na natureza. Agora pensa no lugar que você mora sem ter água disponível com facilidade como temos hoje, pensou? Seria muito difícil não é? Algumas dicas para você fazer a sua parte nessa colaboração importantíssima é:

  1. Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes;
  2. Não se esquecer de fechar bem a torneira;
  3. Reaproveitar a água de aquários ou de cozimento de ovos e legumes, por exemplo para molhar as plantas do jardim;
  4. Evitar banhos demorados;
  5. Não jogar lixos em rios e lagos, nem nas ruas.


Pequenos gestos, melhor futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relato da nossa experiência ministrando uma aula

Chegamos a escola as 12:30 e a nossa aula teve inicio de 13:00 ,ficamos esperando os alunos na entranda da sala e conhecendo um por um ,eles...